Desejamos um excelente segundo semestre!

Destaques

Desejamos um excelente segundo semestre a todos!

Vem aí mais um semestre letivo, que com a energia, dedicação, criatividade e competência de todos os colaboradores e docentes da Cruzeiro do Sul Educacional será muito produtivo e positivo.

As aulas terão início no mês de agosto, de forma remota, e as nossas Instituições já divulgaram o calendário com as respectivas datas para calouros, veteranos e alunos de Medicina. E a grande novidade acadêmica para esse período, com certeza é a implantação da ferramenta Zoom para as webaulas síncronas e encontros on-line ao vivo, que já divulgamos na edição de junho do #redecruzeiro, melhorando ainda mais a experiência de nossos alunos e docentes.

Instituição Calouros 21 Veteranos Medicina
UNIFRAN 16/08 09/08 03/08
UNICID 16/08 09/08 02/08
Cruzeiro, Braz Cubas, UDF,
FASS, Módulo e CEUNSP
16/08 09/08 -----
UNIPÊ 16/08 16/08 16/08
FSG 02/08 02/08 -----
Cesuca 09/08 09/08 -----
UP 02/08 02/08 02/08

Além disso, nossos Diretores Acadêmicos de Educação Presencial e de Educação a Distância mandaram uma mensagem especial:

“Em breve, iniciaremos mais um semestre letivo e estamos muito felizes com a possibilidade de retorno das aulas presenciais, ainda que de forma escalonada e progressiva, conforme planejamento em fase de elaboração, pautado na preservação da saúde e bem-estar de toda nossa comunidade acadêmica. Iniciaremos o segundo semestre com o desenvolvimento de aulas teóricas por meio do Ensino Remoto Síncrono Emergencial (ERSE). Avançaremos no decorrer do semestre com a retomada presencial das atividades práticas, conforme diretrizes e protocolos de biossegurança institucionais. A retomada gradativa das atividades teóricas presenciais também será avaliada e informada oportunamente a todos. Que a esperança da breve imunização da nossa comunidade acadêmica nos dê a confiança de uma retomada segura e a certeza daquele reencontro presencial há muito tempo aguardado por todos.”

Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, Diretor Acadêmico de Educação Presencial.

“Alunos, Professores e Colaboradores: a Cruzeiro do Sul Educacional está preparada para receber e acolher a todos neste novo semestre que se inicia. Temos muitas inovações e novidades que farão desse semestre especial. Com tecnologia e humanidade, vamos levar avante nossa proposta de construir um Mundo Melhor por meio da Educação!”

Prof. Dr. Carlos Fernando Araujo Jr., Diretor Acadêmico de Educação a Distância

Novidade: conheça o projeto Carteira Virtual do Estudante em fase de implementação nas nossas IES

Em 2020, a Cruzeiro do Sul Educacional iniciou a implementação da Carteira Virtual do Estudante que passou a ser a identificação oficial do nosso aluno de graduação e pós-graduação, seja presencial ou EAD. Essa carteira servirá para a entrada nos campi que possuem catracas e poderá ser utilizada até mesmo como identificação para os descontos previstos em lei para estudantes.

Atualmente, a Carteira Virtual do Estudante está disponível nos campi Santo Amaro, Guarulhos e Villa Lobos da Cruzeiro do Sul, além do campus Pinheiros da UNICID. E agora, na primeira semana de julho, foi a vez da UP receber a novidade.

O cronograma de implementação da Carteira Virtual ainda está em andamento. O próximo campus contemplado será o Tatuapé da UNICID. A novidade será implementada gradualmente às demais Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional e cada IES será informada conforme o andamento das instalações.

Sob a liderança da Gerência Administrativa e do TI, o projeto também conta com o apoio das áreas de Serviço ao Aluno e de Comunicação & Marketing. Para Evaldo Luiz Vieira, Gerente Administrativo, o novo modelo é vantajoso para o aluno e também para o meio ambiente. “O projeto segue a tendência da digitalização de documentos de identificação pessoal, facilitando a vida do aluno e contribuindo diretamente para um mundo mais sustentável, sem a impressão de carteirinhas em material plástico que serão inutilizadas após a formação do nosso aluno”, explica Evaldo.

Abaixo você pode conferir o passo a passo para o aluno adquirir Carteira Virtual do Estudante:

– 24 horas após a efetivação da matrícula ou rematrícula para o 2ºsem21, ele faz download do aplicativo Carteirinha no smartphone;
– No App, digita CPF, RGM e completa o cadastro;
– Pronto! A carteirinha está disponível no celular do aluno.

A liberação nas catracas acontece por meio de um QRCode gerado pelo aplicativo. Assim, o aluno aproxima a tela do celular com o código e libera sua entrada.

Em breve, voltaremos com mais novidades do projeto.

Conheça a nova Gerência Tecnologia da Informação da Companhia

A presença da tecnologia e sua abrangência está cada vez maior em nossas vidas, além disso podemos perceber que o cenário em que vivemos frente à pandemia acelerou ainda mais a transformação digital, que reflete também nas grandes empresas e sua forma de atuação. E para isso, a Cruzeiro do Sul Educacional conta com o time da Gerência de Tecnologia da Informação, liderada por Ricardo Katague e composta por 242 colaboradores que acompanham, desenvolvem e nos preparam cada vez mais para esses desafios.

Uma das ações realizadas para atender melhor essa realidade, assim como para fornecer todos os subsídios tecnológicos para a expansão da Companhia, o TI passou por uma reestruturação recente, no qual foi subdividido em seis subáreas por especialidades. “Estamos passando por um momento ímpar com a Cruzeiro do Sul Educacional em plena expansão e é gratificante fazermos parte deste crescimento”, Katague.

Conheças a seguir essas áreas e suas gerências:

- Sistemas Front-Office: Foco nos sistemas diferenciais, os que diferencia a empresa e trazem resultados, mexe o ponteiro. Liderada por Flávio Zisman.

- Sistemas Back-Office: Foco nos sistemas de registros. Como empresa licitada, os controles se tornam muito mais rigorosos e auditados. Liderada por Renato Takao.

- Arquitetura de Sistemas: Foco na integração das inúmeras tecnologias, soluções, plataformas de forma orquestrada. Liderada por Ricardo Cunha.

- Dados e Analytics: Foco em dados internos e externos, transformando-os em informações, indicadores e predição, auxiliando nas decisões estratégicas da empresa. Liderada por João Kassawara.

- Operações de TI: Foco no dia a dia, a operação de TI de cada unidade junto aos usuários (Sistemas locais, Desktops, Impressoras, Redes, WiFi, Laboratórios de Informática, etc). Liderada por Silvio Sousa.

- Infraestrutura de TI: Foco na infraestrutura corporativa, datacenters, servidores de missão crítica, escalabilidade dos sistemas e Segurança da TI, para garantir os sistemas 24h no ar. Liderada por Luis Cláudio de Arruda Figueiredo.

Ricardo Katague aponta ainda que o setor está crescendo e possui mais de 40 vagas abertas! “A Tecnologia está aí ao alcance de todos, porém não basta só adquiri-la, dependemos de pessoas capacitadas para geri-las em prol dos melhores resultados. Os projetos e planos na nossa área estão a todo vapor”, afirma Katague.

Muito sucesso à equipe de TI!

 

Orgulho: Universidades da Cruzeiro do Sul Educacional figuram em Rankings Internacionais

Motivos de orgulho sobre a excelência e a qualidade acadêmica das nossas Instituições não nos faltam, muito pelo contrário. E para incrementar ainda mais essa realidade, recebemos a excelente notícia que nossas Universidades estão representando a Cruzeiro do Sul Educacional em dois importantes rankings internacionais de 2021: o SCImago e o Times Higher Education.

A avaliação institucional por meio de rankings internacionais surgiu de uma necessidade de se comparar qualidade entre instituições universitárias de contextos nacionais diferentes, servindo como critério para classificar as melhores e mais prestigiadas Universidades ao redor do mundo.

SCImago Institutions Rankings (SIR)

As quatro Universidades da Cruzeiro do Sul Educacional foram classificadas no SCImago, configurando-as entre as melhores da América Latina e também no Ranking Global. Ele avalia instituições de ensino superior e de pesquisa classificando-as por um indicador composto que combina desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social.

Clique aqui e confira mais detalhes das nossas Universidades.

Ranking América Latina

Ranking
Global

Instituição

128

771

Universidade Cruzeiro do Sul

133

777

Universidade de Franca - UNIFRAN

134

778

Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

159

804

Universidade Positivo - UP

 

Destaque: UNIFRAN no Ranking da Times Higher Education (THE)

A Universidade de Franca mais uma vez está classificada no Ranking da Times Higher Education (THE), elaborado por uma consultoria britânica de grande seriedade e que classifica as melhores universidades do mundo. Para o ranking da América Latina de 2021, divulgado neste mês de julho, foram avaliadas instituições dos seguintes países: Argentina; Brasil; Chile; Colômbia; Costa Rica; Cuba; Equador; Jamaica; México; Porto Rico; Uruguai e Venezuela.

A UNIFRAN obteve as seguintes classificações:
1º lugar entre as Universidades Brasileiras com fins lucrativos
64ª posição entre as IES Brasileiras
155ª posição entre todas as Universidades Participantes da América Latina

A Universidade foi classificada, ainda, entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do mundo com base nos indicadores associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a edição 2021 do Times Higher Education Impact Rankings (THE Impact Rankings). De acordo com a Profa. Dra. Kátia, Reitora da Unifran, “O escore geral da Unifran foi de 50,9 pontos num máximo de 100 e isso a classifica entre as 800 IES com melhor desempenho no cumprimento dos ODSs em todo o mundo. Esta pontuação é 4,1 pontos a mais que aquela obtida pela instituição na edição anterior o que comprova a constância de seu aprimoramento.

De acordo com o Prof. Dr. Luiz Henrique, Diretor Acadêmico de Educação Presencial, “esses resultados são muito importantes e de grande visibilidade pois posicionam a Cruzeiro do Sul Educacional em um patamar diferenciado de qualidade e de reconhecimento em nível internacional. A dedicação, o compromisso e os esforços dos nossos gestores, professores, pesquisadores e colaboradores pela constante melhoria dos indicadores de qualidade no ensino, na pesquisa, na extensão e nas ações de inclusão e de responsabilidade social representam os princípios que fazem da Cruzeiro do Sul Educacional um grupo diferente”.

O site da Cruzeiro do Sul Educacional está de cara nova!

Saindo do forno: em julho, foi ao ar o novo site da Cruzeiro do Sul Educacional totalmente reformulado. E não foi apenas o site que mudou, a URL também. Ou seja, o final do endereço do site agora segue o padrão “.com.br”.

“O novo site está muito mais moderno e vem de encontro com a proposta da atualização da nossa presença no ambiente digital, que iniciamos em 2019 e seguimos numa constância sempre com novos projetos e melhorias. É essencial ter um canal oficial da Companhia que reflita a nossa essência em todos os pilares que atuamos, de forma coesa e transparente, reforçando a identidade da nossa marca e proporcionando aos que o acessam, sejam nossos colaboradores, alunos, investidores ou usuários em geral, uma melhor experiência”, explica Wilson Diniz, Diretor de Marketing & Comercial da Cruzeiro do Sul Educacional.

“O projeto segue a identidade visual adotada nos demais sites do grupo, transmitindo unidade, coesão e profissionalismo, reforçando nossa marca como um dos maiores e mais relevantes grupos de Educação do País”, explica Mary Wakabara, Gerente de Comunicação & Marketing. Nele, ainda é possível conhecer um pouco mais da nossa história, forma de atuação, o nosso jeito de ensinar, além de ter um canal direto para a área de Relações com Investidores.

O projeto foi concebido pela Diretoria de Marketing, por meio da Gerência de Comunicação e Marketing com o pilar de Comunicação Corporativa, liderado por Carolina Cezar com a dedicação do time composto por Bruna Pires, Mariana Martini, Thales Bezerra e Patricia Sankari.

Você já foi conhecer a nova página? Não perca tempo e acesse agora mesmo, só clicar aqui.

 

 

Vem aí a Fepro ON 2021!

Anote na agenda! A tradicional Feira de Profissões das Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional já tem data marcada: o encontro no formato on-line acontecerá nos dias 06 e 07 de outubro.

Teremos participações especiais, atividades on-line em uma plataforma exclusiva para que o visitante possa ter acesso a todo conteúdo da Fepro ON e muito mais.

Nos ajude divulgando a nossa Feira para os seus amigos e familiares. As inscrições já estão abertas e cada Instituição tem uma página dedicada ao evento, a qual você poderá acessar trocando apenas o nome da IES na url a seguir: www.fepro.cruzeirodosul.edu.br, bem fácil, né? O acesso também está disponível no site das Instituições, no menu principal Benefícios, em Núcleo de Carreira.

Começou a contagem regressiva!

Universidade de Coimbra faz homenagem ao Prof. Hermes

A Universidade de Coimbra, em seu XXVI Seminário de Verão, fez uma sessão em homenagem ao Prof. Hermes.

A sessão foi aberta pelo Presidente do Instituto de Pesquisa e Estudo Jurídicos avançados (IPEJA), Prof. Rubens Lopes da Cruz, que enalteceu os mais de 20 anos que o professor Hermes dedicou à educação e toda a jornada que fez com a Cruzeiro do Sul Educacional chegasse ao patamar de excelência. Carlos Mathias, desembargador federal aposentado e vice-presidente do IPEJA, seguiu a homenagem com um discurso cheio de emoção, respeito, carinho e saudade. “Suas inumeráveis qualidades e méritos se revelaram em sua caminhada em prol da educação no Brasil”, afirmou.

Carlos ainda comentou sobre o prazer de poder ter o conhecido, sobre a trajetória e o apoio do professor à diversos projetos acadêmicos, “o Prof. Hermes a frente de um projeto era a garantia de êxito e educação de excelência” contou. Emocionado, finalizou afirmando que o legado não se apagará, pois segue firme nas mãos de Renato Padovese e Fábio Figueiredo.

A Reitora do UDF, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, que estava presente em representação à família do Prof. Hermes, agradeceu ao Carlos Mathias e fez um lindo discurso mostrando que o brilho e o trabalho dele jamais será apagado. “Que possamos então manter a alma, a paixão, a ousadia, a preocupação constante com a formação de excelência em respeito aos nossos alunos e às suas famílias que confiam nas Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional os seus projetos e sonhos de vida”.

Fotos

Bastidores

Atenção docente: treinamento do Zoom já tem link e data marcada!

Para utilizar a plataforma, todos os docentes receberão um e-mail para se cadastrar;

O Zoom agora é a nova ferramenta das aulas síncronas e encontros virtuais ao vivo de todos os cursos da Cruzeiro do Sul Educacional, mas isso você já sabia, né?! Afinal, te contamos tudo sobre essa grande novidade no #redecruzeiro de junho.

Mas, agora, já temos os links dos treinamentos! Então, anote na sua agenda:

03/08: Docentes modalidade EAD
04/08: Docentes EAD com atuação no semipresencial
05/08: Docentes modalidade presencial

Se não puder participar, não se preocupe! Além de disponibilizar a gravação dos eventos, é possível acessar o curso de capacitação sobre o Zoom na Universidade Coorporativa da Cruzeiro do Sul Educacional, é só clicar aqui!

IMPORTANTE: É preciso que o docente fique atento ao e-mail, pois irá receber um comunicado do Zoom com informações sobre a vinculação da sua conta institucional à licença da plataforma, saiba mais clicando aqui.

Portanto, anote as datas, fique de olho no seu e-mail e curta a praticidade do Zoom.

 

 

Solidariedade em pauta: Colaboradores e Cruzeiro do Sul Educacional doam 3 mil cestas básicas

Com certeza a sua contribuição fez uma grande diferença na vida de diversas famílias. A Campanha de Combate à Fome que comunicamos em maio aqui no #redecruzeiro, arrecadou 1.512 cestas básicas! E como promessa é dívida, a Cruzeiro do Sul Educacional dobrou esta quantia e chegamos a mais de 3 mil unidades doadas às entidades, as quais foram escolhidas por cada um de vocês, beneficiando diversas pessoas em situação de vulnerabilidade.

E sabe como aqueles que ajudaram sabem que fizeram a diferença? Quando recebem o agradecimento das entidades envolvidas. Entre todos os agradecimentos, citamos por exemplo, a da equipe da Fundação Julita fez questão de oficializar esse agradecimento aos colaboradores. “A equipe da Fundação Julita agradece a mobilização dos colaboradores na realização da campanha da arrecadação das cestas básicas. O total de 270 cestas farão a diferença para as famílias atendidas. Este cenário de pandemia ainda está trazendo muitos resultados negativos e um deles é o alto índice de desemprego impactando na qualidade da alimentação das famílias. Agradecemos imensamente o gesto de solidariedade”. Demais né?!

Juntos podemos ir mais longe!

Cruzeiro do Sul Virtual realiza evento Next com foco na Pós-Graduação

No dia 06 de julho, aconteceu o Next, um evento virtual promovido pela Cruzeiro do Sul Virtual para a jornada de desenvolvimento e vendas em Pós-Graduação. O evento proporcionou uma tarde imersa em propostas e experiências que puderam ser convertidas em oportunidades, estratégias e insights essenciais para o sucesso de cada Polo EAD.

Dentre os diversos temas abordados estavam empreendedorismo, visão de mercado, ferramentas benéficas aos alunos, estratégias de vendas e programas eficientes à educação. O evento foi conduzido pelo Gerente Comercial EAD Carlos Coelho que com o seu carisma animou o público e participantes e pela Profa. Dra. Vilma Silva Lima, Gerente de Sucesso do Aluno e de Relacionamento com os Polos EAD.

O Diretor Acadêmico de Educação a Distância Prof. Dr. Carlos Fernando de Araújo reforçou o quanto a Cruzeiro do Sul Virtual vem crescendo com relação aos ingressantes na pós-graduação. “Tivemos um crescimento de 47% no número de estudantes comparado ao mesmo período do ano passado, fruto do trabalho dos polos e da expansão dos nosso portfólio.”

O encontro contou com a participação de outros nomes que colaboraram levando um conteúdo interessante e motivador como Rodrigo Morelli e Pedro Benatto que falaram sobre o Programa de Excelência dos Polos (PEP), Fabio Tavares e Domingos Clemente que abordaram as principais estratégias de vendas para a Pós-Graduação, Flávio Valiati que trouxe informações sobre como será o futuro do trabalho e da educação, segundo o Zoom, e para fechar com chave de ouro uma palestra especial com Geraldo Rufino com suas histórias inspiradoras.

Durante o Next, diversos Polos puderam conquistar prêmios a cada troca de palestrantes! Inclusive, na próxima edição, você poderá conferir como foi a visita de uma das ganhadoras no escritório comercial, em São Paulo.

Foi um evento e tanto, aproveite para dar uma olhadinha na nossa galeria.

Vem novidade no #redecruzeiro por aí!

Pensando em proporcionar uma maior interação entre os colaboradores e alguns dos nossos executivos, a equipe editorial do #redecruzeiro criará um quadro de entrevistas na editoria Curiosidades, que poderá contar com a sua participação!

Em breve, você descobrirá no seu e-mail qual será o entrevistado da edição de agosto!

Aguarde!

Sapiens Unipê completa 10 anos!

Com a participação de grandes nomes da educação brasileira e internacional, a Semana de Atualização Pedagógica (Sapiens) do Unipê, evento destinado aos professores e gestores educacionais, completou 10 anos em julho com a temática “Professor: Fazedor do Futuro!”, comemorando esse decênio com mais de 150 atividades formativas ofertadas para os docentes! Bacana, não é mesmo?

E a abertura foi excepcional, contando com o Prof. Me. José Pacheco, fundador da Escola da Ponte (Portugal), reconhecida no mundo pelo inovador modelo pedagógico praticado, para conversar sobre as “Novas construções sociais da aprendizagem”. Ele abordou, entre outros, as relações como o centro da aprendizagem para a comunidade e os novos paradigmas da educação. “Hoje já não é o aluno o centro, hoje o centro é a relação. Aprendemos uns com os outros. Aprendemos na intersubjetividade, e com vínculo, que é indispensável nessa relação”.

Outro participante foi o Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão, com a palestra “Diálogos virtuais, vivos e virtuosos na educação”, na qual ele fez um passeio por vários temas da educação, incluindo o centenário do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire. Brandão trouxe uma mensagem de esperança: “uma coisa é esperar, outra coisa é esperançar. Esperar é o que você espera que aconteça, esperançar é o que você faz acontecer”. Lindo, não é mesmo?

Entre outros participantes de renome, estavam: Prof. Dr. Marcos Masetto, Prof. Dr. José Moran, Prof. Dr. Paulo Roberto Padilha, Profa. Cláudia Sant'Anna, Prof. Dr. Afonso Celso Scocuglia, Prof. Dr. Celso Vasconcellos, Prof. Me. Fabiano Moura de Moura.

Para a Reitora do Unipê, Profa. Dra. Mariana de Brito, essa primeira década do evento é motivo de orgulho. “O evento traz uma formação onde todos compreendem a sua relevância, sabem do papel que ela possui para agregar na atualização do seu processo formativo, e que busca realmente novidades, criatividade, alegria e trabalhar não só competências técnicas, mas atitudinais dos nossos professores. E, com isso, permitir que os nossos alunos aprendam com um corpo docente cada vez mais comprometido”, conta a Reitora.

Ainda, a X Sapiens premiou os docentes com os melhores relatos de Boas Práticas. Dentre os que inovaram, o professor Jocelmo Cássio de Araújo Leite ficou em 1º lugar. A prática envolveu a “Utilização de conteúdos em redes sociais para estimular a participação discente em aulas remotas emergenciais”. Já o professor Diêgo Correia Andrade ficou em 2º lugar com o relato “Anatomia humana tridimensional em tempo de pandemia: projeto homem virtual”.

Em sua 10ª edição, a Sapiens teve o logotipo de “corujinha” repaginado e a criação de uma plataforma específica para a Semana, produzida pelos alunos do projeto de extensão Fábrica de Software, dos cursos de TI do Unipê, contendo as boas práticas e as edições anteriores. Confira mais sobre a Sapiens no canal do Unipê no YouTube!

E se você quiser conferir as atividades desse ano, acesse a Comunidade Docente Uma Mão Lava a Outra, plataforma que concentra os conteúdos da Sapiens.

Ah, e não deixe de conferir as fotografias do evento na nossa galeria! :D

UP reinaugura Clínica Odontológica

Novinha em folha, a Clínica Odontológica da Universidade Positivo (COUP) em Londrina conta com um espaço amplo, moderno e integrado ao campus. A nova estrutura tem cerca de 500m², capacidade de atendimento de 32 pacientes simultaneamente, aparelhos de raio X, além de laboratórios de Radiologia e Imaginologia e de Habilidades Pré-Clínicas.

De acordo com o coordenador do curso de Odontologia, Pablo Guilherme Caldarelli, o atendimento da COUP é fundamental para ampliar o acesso aos serviços e cuidados odontológicos destinados à população de Londrina e região. “Com a oferta de atendimento noturno, uma importante parcela da população que não consegue acesso aos serviços odontológicos será beneficiada, já que, assim, podem realizar os procedimentos em um horário alternativo ao horário comercial. Esse, aliado ao nosso papel social, é um dos principais diferenciais da Clínica”, explica.

Alguns dos procedimentos disponibilizados são: dentística, periodontia, cirurgia bucal de baixa complexidade e diagnóstico bucal, além de prevenção e educação em saúde. O atendimento, realizado por alunos de graduação e pós-graduação, sob supervisão de professores da Universidade Positivo.

Universidade Cruzeiro do Sul participa do Conselho de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação de Guarulhos

A Profa. Dra. Simone Ferreira da Silva Domingues, coordenadora do curso de Psicologia, é a representante da Universidade Cruzeiro do Sul no Conselho de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação da cidade de Guarulhos, cidade que conta com um dos sete campi da Instituição. 

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) é um órgão misto de caráter consultivo e deliberativo que tem o objetivo de apoiar e incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no município pelo Sistema de Inovação de Guarulhos. Entre outras competências, cabe ao CMCTI formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de promoção de ciência, tecnologia e inovação.

Essa participação tem grande importância pois a cidade de Guarulhos é o segundo maior município paulista e 13º do Brasil em população, com uma produção que representa cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O Prof. Dr. Luiz Henrique, Diretor Acadêmico de Educação Presencial da Cruzeiro do Sul Educacional e Reitor da Universidade Cruzeiro do Sul, celebra o convite. “Desejamos a Profa. Simone muito sucesso e confiamos plenamente na representação da nossa Universidade pela sua pessoa. Certamente os excelentes resultados que o curso de Psicologia vem obtendo ao longo dos anos, sendo considerado pelo MEC como um dos melhores do Brasil, a credenciou para esse importante Conselho”, conclui.

Curta metragem com apoio cultural da FSG é premiado

A FSG, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, foi a apoiadora oficial do Curta Metragem “Demba África”. O documentário traz imigrantes oriundos do Senegal, Gana, Moçambique e Colômbia - como atores e equipe – contando suas histórias, onde a solidariedade é o valor principal. O filme se passa em um salão de cabelereiro, ponto de encontro de imigrantes em Caxias do Sul.

Produzido pelo Ponto de Cultura Núcleo Audiovisual de Caxias do Sul (NAV), o curta ganhou destaque no Festival CineSerra 2021 sendo premiado em três categorias: Melhor Filme Documentário Regional, Melhor Edição Regional e Melhor Documentário pelo Voto Popular.

Legal, né? Incentivar produções culturais que trazem reflexões sobre questões relevantes para a nossa sociedade é essencial. 

Ficou curioso para conferir?  Clique aqui e corre assistir!

 

Colégios da Cruzeiro do Sul Educacional promovem diversas ações com os alunos

Colégio Cruzeiro do Sul

No dia 12 de junho, o Colégio Cruzeiro do Sul realizou o Drive-Thru Junino. O evento contou com a participação dos alunos em atividades típicas juninas e toda comunidade escolar foi convidada a participar da campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene, “em prol da vida”, destinados à ASSOCIAÇÃO FAMILIAR de ação cultural, educacional, esportiva e social. Bom di mais da conta, sô!

Colégio CEUNSP Salto

Já o Colégio CEUNSP Salto promoveu no dia 24 de junho um Sarau virtual, na casa de repouso Associação Filhos de Santa Madre Teresa. Os alunos dos oitavos anos escreveram vinte poemas e realizaram a leitura, sob a orientação das professoras Janaína Cavalcante da Silva e Maria Conceição Pereira Pinheiro.

Além do Sarau, o Colégio participou do “ XX Prémio Câmara de Meio Ambiente” cujo tema foi “Covid e Meio Ambiente: Quais os desafios para um planeta mais saudável? ”

O trabalho da aluna Maria Eduarda Guaris Garzon, do 9º ano A, foi selecionado entre cerca de quinhentos trabalhos das escolas Municipais, Estaduais e Particulares da Estância Turística de Salto. No dia 15 de junho aconteceu a entrega do Prêmio que contou com a participação de seus pais e da professora Rosilene Dantas Silva.

Quer conferir cada evento? Algumas fotos estão em nossa galeria!

Cesuca Talks lança três episódios inéditos

Nesse mês, o podcast do Cesuca publicou três novos programas. O primeiro foi a 37ª edição do Cesuca Talks, que conversou com a profa. Cristiane Feldmann, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos do Cesuca, sobre a pesquisa em Direitos Humanos.

Também foi divulgada a 38ª edição do Cesuca Talks, cujo o tema central foi o que é ciência e sua importância, e como se dá a pesquisa e extensão no âmbito da academia. O episódio contou com a participação o prof. Gabriel Nicoloso, Assessor de Pesquisa e Extensão e Coordenador do curso de Odontologia do Cesuca.

Por último, tivemos a 16ª edição do #SempreCesuca, projeto destinado aos egressos da Instituição. No episódio, a Profa. Juliana Saboia conversou com Cassiano Konig, egresso do curso de Comércio Exterior e também sócio da empresa GT Capital, sobre investimentos, negócios e o papel do ensino superior em sua trajetória.

Para conferir os bate-papos completos e mais dicas e informações sobre carreiras, acesse a página do Cesuca Talks no Spotify.

Fotos

Na Imprensa

Casa Vogue

Docente de Arquitetura do UNIPÊ explica o que é o concreto ciclópico. CONFIRA!

Bom dia Rio Grande

Projeto ‘Karate Goju Ryu’ do CESUCA é destaque em programa da TV Globo. CONFIRA!

Agência FAPESP

Docente explica detalhes de pesquisa realizada na Universidade Cruzeiro do Sul. CONFIRA!

Folha de S. Paulo

Professor da UNICID explica o lançamento da segunda fase do open banking. CONFIRA!

Viva Bem – UOL

Serviços de reabilitação pós-covid da Universidade Cruzeiro do Sul, CESUCA, CEUNSP E UNIPÊ, são citados em reportagem. CONFIRA!

Zero Hora

Jornal conta mais sobre o novo Centro Clínico Veterinário da FSG. CONFIRA!

O Estado de S. Paulo

Psiquiatra docente da UP participa de live sobre saúde mental e pandemia. CONFIRA!

A Verdade Online

UNIFRAN oferece cursos de inverno. CONFIRA!

Em Pauta

Você sabe o que é conflito de interesse?

Enquanto colaboradores da Cruzeiro do Sul Educacional, nossa função é desempenhar nossas atividades sempre buscando o melhor interesse da Companhia. Contudo, além de colaboradores, nós somos pessoas que possuem outros interesses e uma vida fora da empresa. 

Agora, imagine se cada um de nós começasse a tomar decisões e agir baseado em interesses pessoais e particulares, o que você acha que aconteceria? O conflito de interesses ocorre justamente quando existe a possibilidade de questões pessoais (profissionais, financeiras, familiares, ideológicas) interferirem e distorcerem o nosso julgamento e decisões profissionais, fazendo com que coloquemos aquilo que é importante para nós acima dos interesses da Companhia.

Porém, é importante entender que o conflito de interesse, na maioria dos casos, acontece de forma inconsciente e não intencional, e não conseguimos perceber que estamos sendo influenciados em nossas decisões. O primeiro passo para evitar situações de conflito de interesses é entender que todos nós estamos sujeitos a esse tipo de influência e que devemos seguir sempre as diretrizes e orientações institucionais, veja ao lado os exemplos:

:
Fotos

Curiosidades

Conheça o lindo projeto social da colaboradora Talitha

Nessa edição do RedeCruzeiro, fizemos questão de compartilhar uma ação inspiradora de uma colaboradora da Cruzeiro do Sul Educacional.

A Talitha De Jesus, do CNC, começou a ler aos quatro anos. Sua maior incentivadora foi a avó materna Maria Aparecida, que estudou até a terceira série do ensino básico. Entre um livro e outro, Talitha conheceu Carolina Maria de Jesus, autora brasileira. Dela surgiu a inspiração para o Projeto Carolinas, iniciativa que distribui livros para mulheres periféricas com a intenção de despertar o prazer da leitura e da escrita de suas próprias histórias.

Ao lado a própria Talitha fez um vídeo contando um pouquinho mais. Vale a pena assistir!

Ah, e fica também o convite especial para conhecer mais do projeto, basta seguir a página no Instagram do “Projeto Carolinas”.

Tem um projeto legal e quer compartilhar conosco? Mande um e-mail para: redecruzeiro@cruzeirodosul.edu.br. :)

Reflexão

"Eu tenho uma frase que eu gosto muito. Se você pode sonhar, você pode realizar. Continue acreditando nos seus sonhos, persistindo, que tudo vai dar certo."

Rayssa Leal, skatista brasileira de 13 anos e a pessoa mais jovem a conquistar uma medalha olímpica pelo Brasil