Confira nossos cursos estrelados!

Destaques

Guia da Faculdade 2021: nossos cursos conquistam 985 estrelas!

Notícia que dá ORGULHO: o Guia da Faculdade 2021 divulgou as estrelas dos cursos de graduação de todas as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional – CSED e, ao todo, conquistamos 985 estrelas para os 296 cursos avaliados (presenciais e a distância), sendo 96 deles com 4 e 5 estrelas!

Esta edição avaliou mais de 16 mil cursos de graduação de todo o Brasil. Para o Diretor Acadêmico de Educação Presencial, o Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, o Guia concede ainda mais credibilidade aos cursos e Instituições avaliados. “Essas estrelas concedem ainda mais credibilidade aos nossos cursos e instituições, um reconhecimento que nos traz muita alegria”, afirma.

Conheça os cursos destaques com 4 e 5 estrelas no EAD:
5 estrelas: Teologia; 
4 estrelas: Administração, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Educação Física, História, Letras (português e inglês), Matemática, Pedagogia e Serviço Social.

Conheça também os cursos destaques com 4 estrelas do Presencial:

Universidade Cruzeiro do Sul: Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Farmácia, Odontologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Serviço Social;
UDF: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Pedagogia e Psicologia;
FSG: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia;
CESUCA: Psicologia;
Unipê: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia e Psicologia;
UP: Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Pedagogia e Psicologia;
UNIFRAN: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Produção e Química;
UNICID: Administração, Educação Física, Fisioterapia, História, Medicina e Pedagogia;
CEUNSP: Cinema, Engenharia de Produção, Fisioterapia e Nutrição;
Braz Cubas: Direito e Farmácia.

Demais, não é mesmo? Nós do #redecruzeiro parabenizamos todos os cursos estrelados. Esse resultado é fruto do trabalho e dedicação de todos os colaboradores da CSED.
 

Cruzeiro do Sul Educacional reduz emissão de carbono e conquista Certificado de Energia Renovável

Para esclarecer o que isso significa, vamos explicar primeiro qual é a importância desse documento. Os Certificados de Energia Renovável (Renewable Energy Certificate - REC’s) atestam que a eletricidade consumida provém de fontes de energia renováveis. Os REC’s são reconhecidos pelas diretrizes para verificação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por aquisição de energia elétrica, com o compromisso de reduzir as emissões de CO2 geradas pela produção de energia elétrica. Grandes corporações investem cada vez mais em fontes de energia limpa, você sabia disso?

As empresas que possuem os Certificados de energia renovável são abastecidas com a energia da rede local, que geralmente é um “mix” de fontes renováveis (hídrica, eólica, solar) e não renováveis (térmicas a óleo, gás ou nucleares). Em troca, elas estão investindo na geração da mesma quantidade consumida em energia limpa, ou seja, elas se apropriam somente da parte limpa que é colocada no sistema. E é exatamente isso que a Cruzeiro do Sul Educacional, juntamente com a equipe de Projetos & Obras já está implementando em suas Instituições. E, segundo o certificado que conquistamos já reduzimos a emissão de 392,92 tCO2 de gases de efeito estufa pela utilização de energia de fontes renováveis em 2020!

Traduzindo: Tivemos 25% de economia de energia em oito meses, o que daria para abastecer 1.000 casas com uma família de quatro pessoas por esse tempo.

Esta é mais uma grande conquista para Companhia que está cada vez mais preocupada em implementar melhorias para as condições climáticas do nosso planeta. “Tudo isso é só o começo, em breve teremos mais ações estratégicas que sempre terão como objetivo principal tornar as nossas Instituições autossuficientes, principalmente com relação a energia e água. Além disso, também pensaremos em questões extremamente essenciais como o lixo que cada uma produz”, explica Evaldo Vieira, Gerente Administrativo da Cruzeiro do Sul Educacional.

“Tem sido muito desafiador e gratificante fazer parte deste projeto da Companhia e colaborar coordenando projetos que farão com que tenhamos instituições e cidades mais sustentáveis, que se preocupam com o meio ambiente”, afirma Rene Miliaukas, Coordenador de Projetos e Obras.

E vale lembrar que o tema de Energia está presente no dia a dia de todos e não só na CSED. Fique atento, pois o #redecruzeiro trará mais novidades e conquistas com relação ao nosso meio ambiente e contamos sempre com o seu apoio!

Fonte: Gride Energia

Atendimento ao Aluno: nosso modelo é tendência no mercado e Estela é finalista de prêmio

Se tem uma coisa que podemos afirmar por aqui é que a nossa Estela revolucionou a maneira como as nossas Instituições se relacionam com os estudantes. Seu lançamento foi em agosto de 2020 com a graduação presencial e hoje ela está em praticamente todas as modalidades. O primeiro ano foi primordial para a área de Serviços ao Estudante entender a maneira como o nosso aluno se comunica com a sua Instituição. Durante este período tivemos muitas novidades e a área nos destacou duas melhorias que fizeram uma grande diferença:

- Agora, a Estela entende se o nosso aluno está insatisfeito pela sua escrita, sendo assim, transfere direto para o Chat CAA para que um especialista entenda e o auxilie da melhor maneira possível;

- Foi criado um método de desambiguação, que se refere ao processo de explicação à mensagem que possui mais de um sentido. A área observou que os alunos escrevem com muitos caracteres com mais de um tema, exemplo: Desejo o boleto da minha rematrícula e saber sobre horas complementares, com isso a Estela entende os três assuntos e disponibiliza as três opções para o estudante escolher o que mais deseja obter como resposta primeiro, nossa robô está muito inteligente!

“O processo interno de curadoria diária é imprescindível para a constante evolução da Estela. Nossa equipe de curadoria dedicada analisa dados, testa e disponibiliza novos assuntos, criando soluções inteligentes para oferecer o melhor caminho ao estudante. Realizamos dailys com a equipe técnica focada na inovação em busca para os melhores resultados. Estamos falando hoje de mais de 230 assuntos em todas as modalidades e mais de 2 milhões de conversas em apenas um ano”, explica Jhonata de Oliveira Miranda, (Especialista em Serviços ao Estudante – Canais Digitais, Planejamento & Controle)

Em um fórum recém realizado pela Revista Consumidor Moderno, o nosso modelo de atendimento (Estela + chat humano), foi exaltado como o melhor. Na nova era do atendimento, a assertividade das máquinas se equilibra ao acolhimento humano e quem ganha é o cliente.

O #redecruzeiro conversou também com a Vanessa Ruiz Bodnarchuck, Coordenadora de Serviços ao Estudante, que nos explicou que com a chegada da Estela e implementação do Chat CAA nossa Contact Rate (taxa de contato) na graduação presencial passa de 4,9 para 7,4 e na graduação a distância de 1,7 para 4,5. O aluno ganhou outras formas de se comunicar com a Instituição e o melhor sem sair de casa.

A evolução é constante e a tecnologia é cada vez mais presente em nossas vidas, mas não podemos esquecer que o toque humanizado deve existir sempre e em todas as situações. Um complementa o outro e juntos realizam um atendimento cada vez mais eficaz”, disse Vanessa.

Que orgulho desse time! E não acaba por aqui, eles ainda conquistaram no dia 23 de agosto, o troféu de ouro no evento da Clientes S/A com o case: Estela – Inteligência Artificial humanizada a serviço do aluno e, além desta conquista, também são finalistas no prêmio Best Performance!

Fique de olho, pois queremos contar tudo sobre as conquistas e desafios dos nossos colaboradores que lidam diariamente com o nosso principal cliente.

 

A Cruzeiro do Sul Educacional está nos principais rankings de veículos impressos

A Companhia está cada vez mais presente em rankings expressivos e extremamente importantes para o mercado, como os de renomados veículos de imprensa. Nos últimos dias, fomos mencionados no especial As Melhores da IstoÉ Dinheiro 2021, no Maiores e Melhores 2021 da Exame, no Anuário 360º da Época Negócios e no ranking Valor 1000 do jornal Valor Econômico.

Maiores & Melhores 2021 da Exame: Para realização dessa análise, foram considerados três critérios: Resultados Contábeis-Financeiros, Crescimento e ESG. Foram avaliadas 627 empresas e 121 bancos, em um total de 782 instituições. As 627 empresas consideradas foram divididas em 18 categorias principais, além dos setores de cooperativas e de empresas de educação, organizadas por ordem de faturamento. No ranking geral, a CSED ficou na posição 299º. Do setor de Educação, ficou em 3o lugar dentre as analisadas.

As Melhores da IstoÉ Dinheiro 2021: Para esse ranking, foram considerados o faturamento, o lucro e o patrimônio líquido das Companhias analisadas. Entre os grupos educacionais, com dados disponíveis, a CSED na 3ª colocação. No ranking geral, ficamos na posição 310ª das 1.000 maiores da Dinheiro, subindo 186 posições comparado a 2020, muito incrível!

Valor 1000: ranking do jornal Valor Econômico que destaca as mil maiores empresas do país, divididas por setor, com base em: receita líquida, margem Ebitda, rentabilidade, margem da atividade, liquidez corrente, giro do ativo, cobertura de juros e crescimento sustentável. No ramo de educação, a CSED ficou em 9º lugar, com foco nas movimentações acerca dos cursos de Medicina nos grandes grupos. No ranking geral, nós estávamos em 444º lugar em 2019 e passamos para o 399º lugar em 2020 (ano considerado para a publicação deste especial), subimos 45 posições!

Anuário 360º da Época Negócios: O ranking avaliou 6 critérios de cada setor, sendo eles: desempenho financeiro, governança corporativa, inovação, pessoas, sustentabilidade e visão de futuro. No ranking geral, ficamos na posição 310ª com 243 pontos totais. Em desempenho financeiro, em 365ª, governança corporativa em 280ª, inovação em 65ª, visão de futuro em 282ª, pessoas em 388ª e sustentabilidade em 283ª posição. No ranking do setor educacional, a CSED ficou na 8ª posição, com o destaque para o critério de inovação que ficamos em 3º lugar com 63 pontos.

Demais, não é mesmo?!

Estamos felizes e muito orgulhosos com todos estes resultados conquistados e você faz parte disso! Agradecemos por seu talento, comprometimento e dedicação. Que possamos juntos, crescer cada vez mais.

23º Fenesp: muito conhecimento e homenagem ao Prof. Hermes Ferreira Figueiredo

O nosso Presidente Fábio Fossen, nossos Reitores e Diretores estiveram presentes no 23º Fenesp, maior fórum de Ensino Superior do Brasil absorvendo e enriquecendo o debate das melhores oportunidades para o nosso segmento. O evento, realizado entre 27 e 29 de outubro, contou com palestras, cases inspiradores e muita troca de conhecimentos, opiniões e soluções entre os participantes.

Um dos destaques do evento foi a homenagem ao saudoso Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, um dos nossos fundadores, com o lançamento do livro autoral “A Confraria dos Pioneiros”, que junto do jornalista Rubem Barros faz o registro para a história da trajetória dos percursores do Ensino Superior no Brasil. Por meio de personagens-chave, a dupla faz um passeio enriquecedor que apresenta o registro do Ensino Superior contextualizado no momento histórico em que o país e a América Latina estavam. Para o lançamento, estiveram presentes como convidados seus filhos Debora Ferreira Figueiredo e Fábio Ferreira Figueiredo, representado a família.

Para Fábio, esse seria sem dúvida um momento de extrema importância para o Prof. Hermes, pelo resultado desse registro histórico, como era o sonho dele como um bom professor de história. “O Livro é uma homenagem aos seus amigos do segmento, esses empreendedores que fizeram a educação superior no Brasil e que estiveram com o meu pai ao longo dessa caminhada ao longo desses últimos 40 anos, que foi realmente uma epopeia... Meu pai estaria muito orgulhoso da dimensão que isso tomou... Nosso muito obrigada em nome da família”, afirma.

Se você quer conhecer mais da história do Ensino Superior no Brasil, em breve disponibilizaremos algumas edições nas Bibliotecas de nossas IES para consulta. Aguarde novidades!

Diálogo com a Diretoria: CSED implanta encontro mensal dos gestores das diretorias.

Em outubro, foi realizada a primeira edição do “Diálogo com a Diretoria”, encontro que contou com a participação dos nossos Diretores, Reitores e Gerentes da Cruzeiro do Sul Educacional – CSED com o principal objetivo de conduzir uma conversa leve e transparente sobre os próximos desafios, conquistas e projetos das áreas da Companhia.

“É extremamente importante termos encontros periódicos com os gestores da Companhia, pois são eles os responsáveis por transmitirem as mensagens para todos os colaboradores. Todos sabemos que estamos passando por um novo momento e poder contar com cada um deles na nossa estratégia de crescimento é essencial”, afirmou Fabio Fossen, Presidente da Cruzeiro do Sul Educacional.

“Momentos de integração como este, são essenciais para que possamos dialogar acerca de temas importantes da empresa, com foco em soluções e esclarecimentos de dúvidas. Este é mais um canal de comunicação com o intuito de unir e aproximar as lideranças que compõem a CSED”, declarou Bruno Szarf, Diretor de Recursos Humanos.

Na edição de outubro, os presentes levantaram temas que consideram importantes e pertinentes sobre suas respectivas áreas que contou com retornos dos executivos alinhando as expectativas dos líderes. O objetivo é que estas conversam aconteçam sempre uma vez por mês e as edições até dezembro já estão confirmadas e, em breve, terão as datas divulgadas para o seu público-alvo.

Confira em nossa galeria os registros desse momento.

Café com o Presidente é sucesso garantido entre colaboradores

Este mês a equipe de Recursos Humanos deu início a um novo e importante projeto: o Café com o Presidente. O objetivo é que colaboradores de todas as instituições e setores tenham a oportunidade de ter uma conversa leve e descontraída com o nosso Presidente, Fabio Fossen.

Como o sucesso foi grande e o time teve uma quantidade expressiva de inscritos, o encontro está sendo realizado desde que 15 de outubro e acontecerá semanalmente, toda sexta-feira, das 8h30 às 9h30 até o final do ano, muito legal, não é mesmo?

O nosso presidente já teve dois encontros com mais de 16 colaboradores da Universidade Cruzeiro do Sul, UNICID, Braz Cubas e UP, a conversa flui sempre de forma leve e descontraída onde todos se apresentam, falam dos seus hobbies e o nosso Presidente comenta sobre a sua carreira, como chegou ao seu cargo atual e muito mais.

É muito importante proporcionarmos encontros dos colaboradores com a alta gestão, pois um dos principais valores da Companhia é a transparência e é também por meio dessas conversas mais leves que conseguimos conhecer um pouco mais do perfil de cada um e ainda aproximamos o nosso Presidente do time CSED”, afirma Bruno Szarf, Diretor de Recursos Humanos da Cruzeiro do Sul Educacional.

O próximo encontro já tem data marcada e será no dia 05 de novembro. Caso queira participar ainda dá tempo, acesse o link, preencha os dados e fique de olho no seu e-mail.

É tempo de construir. Juntos.

1º Encontro Nacional PIBID e Residência Pedagógica é sucesso e homenageia Prof. Hermes Ferreira Figueiredo

Na última edição do #redecruzeiro falamos sobre o 1º Encontro Nacional PIBID e Residência Pedagógica pela Cruzeiro do Sul Educacional – CSED, que foi realizado nos dias 15 e 16 de outubro para as nossas Instituições e público em geral.

Com a temática “Práticas, Vivências, Memórias e Parcerias: Professores em Formação”, o Encontro propiciou a reflexão e o diálogo sobre a transformação e a qualidade da educação para alunos de licenciaturas, professores e formadores de docentes. E foi um sucesso: o evento teve mais de 4.600 visualizações!

Na abertura (15), o Diretor Acadêmico de Educação Presencial, o Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, disse que o Encontro mostra a força e a importância da educação, especialmente aquela que forma os professores.

Prof. Luiz Henrique ainda trouxe uma reflexão de Paulo Freire, dizendo que os professores, com a prática educativa e a sua responsabilidade, podem contribuir para que os alunos se tornem presenças marcantes. “O meu desejo é de que cada um de vocês, alunos e alunas, encontrem na formação de professores uma formação que seja capaz de ir além dos cadernos e livros, dos muros da universidade, que é o que vocês estão fazendo hoje com o PIBID e o Programa de Residência Pedagógica quando vão à escola vivenciar com aqueles que possuem experiência, ter o contato direto com a prática acadêmica”, falou.

Presidente da CSED, Fábio Fossen compareceu ao evento e se disse orgulhoso e honrado em participar. “Todo mundo sabe o que é o Dia do Professor, e acho que isso diz muito da importância, da relevância, da arte e do engenho que é ser professor e do impacto que vocês causam na vida das pessoas”, comentou. “Trabalhar com a formação de professores que vão formar as próximas gerações de brasileiros e de brasileiras, de seres humanos que vão formar um lugar um pouco melhor para a gente viver é uma missão muito importante”, pontuou.

Homenagem ao professor Hermes Figueiredo

Os participantes da mesa de abertura ainda prestaram lindas homenagens ao Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, cocriador da Cruzeiro do Sul Educacional. Inclusive com um vídeo emocionante que pode ser visto aqui! Nele, o Prof. Hermes lembra que “a educação é um veículo transformador do cidadão. Não tem outro veículo mais propício, mais eficiente e mais eficaz do que a educação”. Inspirador!

“O vídeo, em poucos minutos, conseguiu registrar momentos de uma das coisas que meu pai mais gostava de fazer, que era participar ativamente da vida acadêmica da universidade”, disse Débora Ferreira Figueiredo, que estava acompanhada do irmão Fábio Ferreira Figueiredo.

A oportunidade ainda marcou o lançamento do livro “A Origem das Estrelas”, escrito pela profa. Ana Barbara e pelo prof. Edney Almeida. “Esse livro, escrito lindamente pela profa. Ana Barbara, pelo prof. Edney, foi solicitado, mais do que para fazer um registro da história da Cruzeiro, como forma de agradecimento para todas as pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para a construção da Cruzeiro do Sul”, contou Débora.

E se você quiser assistir ao evento na íntegra, é só clicar nos links abaixo! :D

Dia 1 / Dia 2 / Encerramento

 

 

Confira o balanço da Fepro 2021

Este ano, nós tivemos uma nova edição da nossa tradicional Feira de Profissões em formato digital! Assim como em 2020, seguimos com um portal exclusivo para o evento, planejado do começo ao fim, para que a jornada do participante fosse incrível.

Com certeza colaboramos com a decisão de profissão e instituição para a realização de sonho de diversos jovens que buscam o ensino superior.

Veja abaixo o balanço desta edição:

Leads: 8.624;
Views no portal: 24.870;
Visualizações de todas as palestras: 1.552 views;
Escolas ativadas: mais de 3.000;
Pessoas impactadas: 1.103.462;
Reportagens publicadas: 118;
Inscritos com Cupom Fepro: mais de 200.
.
Parabéns a todas as pessoas e times que colaboraram para mais uma Fepro de sucesso!

Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional assinam Declaração de Saúde Planetária

Lançada em outubro na The Lancet, famosa revista científica sobre medicina, a Declaração de Saúde Planetária de São Paulo estabelece que a humanidade deve transformar a forma como vive para otimizar a saúde e o bem-estar de todas as pessoas e do planeta. E olha que demais: todas as IES da CSED também assinaram o documento!

A Declaração ainda guia a sociedade com sugestões concretas de ações que apoiam um mundo mais justo e regenerativo após a pandemia da Covid-19. Orgulho demais, não é mesmo?

O documento tem autoria do The Planetary Health Alliance (Aliança de Saúde Planetária), que é um consórcio global localizado no Harvard T.H. Chan School of Puclib Heath (Escola de Saúde Pública de Harvard), e a Universidade de São Paulo. A Declaração foi assinada por mais de 250 organizações de mais de 47 países, representando 19 setores da sociedade, entre eles a Academia Brasileira de Ciências.

A saúde planetária é um campo transdisciplinar que orienta para soluções e uma sociedade focada em analisar e apontar os impactos da ação humana na natureza da Terra, na saúde dos humanos e de todas as vidas do planeta.

A Declaração de São Paulo Declaration foi lançada no início da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica e da COP26 (Conferência das Partes), que será realizada em novembro na Escócia, além das reuniões do G20 e Estocolmo +50 em meio à pandemia da Covid-19.

O documento estimula a tomarmos um papel e dá instrução sobre como cada pessoa e grupo podem contribuir para a “Grande Transição”, que seria uma mudança profunda, rápida e estrutural na forma como vivemos para a saúde e o bem-estar dos indivíduos e do planeta. Entre elas, por exemplo, o investimento e a implantação pelas companhias em negócios positivos para a natureza. Demais!

Se deseja saber mais sobre o tema, veja aqui o documento!

Pesquisadores da Cruzeiro do Sul Educacional estão entre os mais influentes do mundo

Você deve ter visto essa semana que 27 pesquisadores da Cruzeiro do Sul Educacional foram classificados em dois rankings internacionais, ficando entre os melhores e mais influentes cientistas do mundo. Que demais essa conquista!

Os dois rankings do AD Scientific Index: os TOP 10.000 pesquisadores da América Latina e os TOP 10.000 pesquisadores do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul utilizam um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica dos pesquisadores.

Conheça os pesquisadores da Cruzeiro do Sul Educacional listados nos rankings:

Cruzeiro do Sul
Prof. Dr. Bruno El Bennich (América Latina)
Profa. Dra. Elaine Hatanaka (América Latina)
Prof. Dr. Kazuo Tsushiman (BRICS e América Latina)
Prof. Dr. Marcelo P Barros (América Latina)
Profa. Dra. Maria Fernanda Cury Boaventura (América Latina)
Profa. Dra. Maria Teresa Botti R Santos (América Latina)
Prof. Dr. Reinaldo Ramos de Carvalho (BRICS e América Latina)
Profa. Dra. Renata Gorjão (América Latina)
Profa. Dra. Rosemari Otton (América Latina)
Prof. Dr. Rui Curi (Mundial, BRICS e América Latina)
Prof. Dr. Sandro Massao Hirabara (BRICS e América Latina)
Profa. Dra. Tania Cristina Pithon Curi (BRICS e América Latina)

UNICID
Profa. Dra. Cristina Maria Nunes Cabral (América Latina)
Prof. Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa (BRICS e América Latina)
Profa. Dra. Lucíola da Cunha Menezes Costa (América Latina)
Profa. Dra. Mônica Rodrigues Perracini (BRICS e América Latina)

UNIFRAN
Profa. Dra. Ana Helena Januário (América Latina)
Profa. Dra. Denise Crispim Tavares (América Latina)
Prof. Dr. Eduardo Nassar (BRICS e América Latina)
Profa. Dra. Katia Jorge Ciuffi (BRICS e América Latina)
Prof. Dr. Marcio Andrade e Silva (BRICS e América Latina)
Profa. Dra. Raquel Alves Dos Santos (América Latina)
Prof. Dr. Rodrigo Cassio Sola Veneziani (América Latina)
Prof. Dr. Wilson Roberto Cunha (BRICS e América Latina)

UP
Profa. Dra. Carla Castiglia Gonzaga (América Latina)
Profa. Dra. Gisele Maria Correr (América Latina)
Prof. Dr. Renato Nisihara (América Latina)

Parabéns a todos os pesquisadores pelo importante reconhecimento, que enche a Cruzeiro do Sul Educacional de orgulho!

Assista ao terceiro episódio da websérie do Luan Santana

Para lançar uma música e ela chegar até você, são muitas etapas, inclusive o marketing. Neste novo episódio da websérie do nosso aluno ele vai compartilhar diversas dicas sobre estratégia.

Vem conferir e não se esqueça de seguir a Cruzeiro do Sul Virtual nas redes sociais.

Nossa Caixinha de Perguntas Tá On: edição especial em homenagem ao Dia dos Professores

Em outubro, o novo quadro do #redecruzeiro tem como convidados os Diretores Acadêmicos da Cruzeiro do Sul Educacional, Prof. Dr. Carlos Fernando Araújo Junior e Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral.

Não deixe de conferir essa edição especial em homenagem ao Dia dos Professores! Basta descer a barra de rolagem para a nossa sessão Curiosidades ou clicar na editoria aqui no topo do site! :)

Fotos

Bastidores

Confira o balanço das doações recebidas durante a Semana de Responsabilidade Social

Na edição de setembro do #redecruzeiro mostramos um pouco de como foi a Semana de Responsabilidade Social de 2021 da Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional. Nessa iniciativa, foram promovidas várias atividades e também a arrecadação de doações para diversas causas.

Nessa edição queremos compartilhar o balanço das doações arrecadadas:

- 1.409 quilos de ração animal
- 115 kits de higiene para bebês
- 453 brinquedos
- 121 peças de roupas
- 688 kits de higiene adultos
- 69 livros
- 4 órteses
- 26 pacotes de fraldas geriátricas
- 6 pares de calçados
- 37 litros de óleo para reciclagem
- 40 caixas de medicação vencida para descarte adequado
- 156 lenços para mulheres em tratamento contra o câncer
- 40 mudas de árvores
- 247 pessoas doaram sangue
- 40 rolos de papel higiênico
- 154 potes de sopa distribuídos
- 65 pacotes de gelatinas e 4 litros de leite

A Profa. Cristiane Pereira Melo de Oliveira da Universidade Cruzeiro do Sul, agradeceu todas as doações, principalmente aos alunos que doaram ração para a UIPA – União Internacional de Proteção Animal. “Nosso muito obrigada a toda comunidade que se mobilizou para esta causa, que ajudaram aqueles seres que nos falam tanto com seu olhar e que muitas vezes sofrem calados, ” comenta.

Também queremos aproveitar e compartilhar alguns depoimentos que recebemos de alunos e docentes que participaram da Semana de Responsabilidade:

"Agradeço pela oportunidade de poder participar da Semana da Responsabilidade Social. As palestras foram maravilhosas, com um?conteúdo enriquecedor! Muito importante para toda a comunidade! Meus parabéns a toda equipe pela organização e variedade de assuntos abordados".
Priscilla Grillo Vecchi, aluna do 8º. semestre Medicina Veterinária do CEUNSP

Foi uma experiência muito gratificante, não somente pelo número de pessoas que participaram e que continuam visualizando no Youtube, mas sobretudo por ter sido uma oportunidade de compartilhar experiências que são de profunda importância e significado em minha vida. Parabéns pelo evento! Agradeço a oportunidade! ”
Priscila E. Oliveira, professora do curso de pedagogia da FASS

"A Semana da Responsabilidade Social foi muito importante para nós estudantes universitários reforçarmos a ideia de construir uma sociedade melhor, ajudando da maneira que está ao nosso alcance."
Amanda Tung Marques de Jesus, do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul

“A Semana da Responsabilidade Social de 2021 da UNICID foi mais uma vez repleta de lives pertinentes e especiais que agregaram muito na nossa formação profissional e também pessoal! ”
Eduarda Vianna e Carolina Figueiredo, alunas do curso de Fisioterapia da UNICID

Parabenizamos todos que se empenharam e fizeram acontecer. É um orgulho fazer parte de um time assim, não é mesmo?

Cruzeiro do Sul Educacional lança projeto de intercâmbio entre as IES

Nós estamos em vários estados do Brasil, não é mesmo? Já imaginou se nossos alunos, de diferentes instituições, pudessem estudar juntos e trocar experiências? Agora eles podem! O programa de mobilidade acadêmica interna (MAI) surgiu com o intuito de encorajar os alunos a conhecer outros contextos sociais e fortalecer o processo de formação em suas respectivas áreas.  “A nossa finalidade é ajudar nossos estudantes para que a sua formação seja sólida, com um olhar diferenciado para a sociedade [..] valorizando o lado humanístico da formação” afirmou o Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral,diretor da educação presencial da Cruzeiro do Sul Educacional e reitor da UNICID e da Universidade Cruzeiro do Sul.

A partir do próximo semestre, os estudantes poderão vivenciar novas experiências nas IES do Grupo. Então, se você conhece alguém que tem o sonho de conhecer outros estados do Brasil e estuda em uma das nossas Instituições, já pode correr avisar dessa oportunidade! “Isso cria um aprimoramento em termos de  conhecimento de cultura, e trazer isso para nossa realidade é muito enriquecedor para o período de formação.”, contou Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, reitora do UDF.

A iniciativa, apresentada no fim do mês de setembro em um evento on-line, foi gerenciada pelos reitores Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, reitora do UDF, Prof. Dr. Roberto Di Benedetto,reitor da UP,  e Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi. Reitora da Unifran, e idealizada e desenvolvida pelos docentes que compõem o Núcleo dos Escritórios de Internacionalização e Redes de Cooperação do Grupo (NEIRC).

As inscrições para o primeiro semestre começam no dia 01/11, via CAA. Além disso, toda quinta-feira estão acontecendo lives no ConectaUDF apresentando as IES pertencentes ao grupo, para que os alunos possam escolher qual mais combina com o que busca dessa experiência. “Desejamos que esse conceito (mobilidade) ao ser vivenciado pelos nossos alunos tragam também uma transformação social, no sentido de abrir os horizontes para o mundo da formação profissional”, afirma Luiz Henrique.

Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional participam do Intercâmbio de Sustentação Oral 2021

No dia 18 de outubro, aconteceu o Intercâmbio de Sustentação Oral 2021 - STJ, da CSED, organizado pelo Curso de Direito do UDF. O evento contou com a participação da Reitora do UDF, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, e do Professor Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro, Ministro do Superior Tribunal de Justiça. 

Os alunos presentes realizaram sustentação oral em caso simulado e foram submetidos à avaliação por professores dos Cursos de Direito do Grupo. Assim, todos tiveram a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

Participaram do evento discentes das 12 instituições, cada um, tinha o prazo de dez minutos, atuando por uma das partes do processo. Depois de cada atuação, os docentes avaliavam seis critérios: postura, dicção, carga emocional, fundamentação e argumentação, estrutura da apresentação e avaliação global.

Legal, né? Ficaram curiosos para saber quem venceu? Então, aqui estão os 3 primeiros lugares:

1º Lugar
Matheus de Albuquerque Schulhan Vidal - Universidade Positivo

2º Lugar
Arisllane Nathaniely Cândido Silva - UNIPÊ

3º Lugar (empate)
Cleide Martins Silva - UDF
Lucas do Patrocínio Sobrinho - Braz Cubas

As sustentações orais destacaram a qualidade dos alunos das instituições participantes, futuros juristas! Parabéns aos docentes e aos alunos!

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca teve programação especial

Com a proposta de incentivar a leitura e a construção do conhecimento, a Cruzeiro do Sul Educacional teve uma programação especial para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que foi celebrada nesta última semana do mês de outubro.

Todo o evento aconteceu on-line, com uma programação dinâmica e de muita interação. Entre as atividades, estavam o lançamento do e-book “O livro e a biblioteca: informação, diversão, curiosidades e tecnologia'' e um concurso de podcasts.

A comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca teve como foco o livro e o incentivo à leitura e, também, oferecemos diversas capacitações, sempre incentivando a busca da informação nos diferentes recursos das Bibliotecas da Cruzeiro do Sul Educacional”, explicou Mary Arlete Payão Pela, coordenadora Geral das Bibliotecas do Grupo. 

Durante a programação,os participantes puderam aproveitar contações de histórias, encontro de cordelistas e, também, palestras e mesa-redonda sobre os desafios do Direito Autoral, resiliência em meio a pandemia e o papel da leitura na formação universitária. O evento, que durou 4 dias, foi encerrado em uma live do Coral do UNIPÊ.

CESUCA recebe Prêmio Marcas em Destaque pela 4ª vez

O CESUCA conquistou, pela quarta vez, o prêmio Marcas em Destaque 2021, sendo a instituição de ensino superior mais lembrada pela população de Cachoeirinha!

A premiação é promovida pela Associação Comercial de Cachoeirinha, em parceria com o Centro do Dirigentes Lojistas e a Prefeitura Municipal e contou com mais de 4 mil participações e listou as empresas da cidade em 61 categorias. A proposta é reconhecer e valorizar as empresas que se destacam e fazem a diferença na região, por meio de uma votação espontânea que neste ano foi realizada de forma on-line.

Ficamos muito honrados por sermos reconhecidos mais uma vez como a marca mais lembrada da região no segmento de ensino superior. Essa conquista materializa o esforço de toda a nossa comunidade acadêmica em promover um ensino de excelência”, destaca o Prof. Dr. Ricardo Muniz Muccillo da Silva, Reitor do CESUCA.

Até hoje, o CESUCA venceu todas as edições do prêmio. As primeiras conquistas ocorreram em 2017, 2018 e 2019. Em 2020 a votação não foi realizada, em razão da pandemia.

É mais um resultado que confirma a excelência do trabalho e a relevância do CESUCA para a comunidade. Parabéns para todos os que fazem parte do Centro Universitário!

Pesquisadores das nossas Instituições desenvolvem patentes e estudos para contribuir com a sociedade!

As pesquisas são essenciais não só para a humanidade, mas para toda a vida na Terra. Por isso, nós do #RedeCruzeiro compartilhamos dois estudos muito importantes desenvolvidos por pesquisadores da UNIFRAN e da UNICID, que nos deixam com muito orgulho!

Patente de pesquisadores da UNIFRAN e UNICID

Os pesquisadores apresentaram um estudo para a contribuição agrícola e sustentável do Brasil, intitulado “Uso de hidrocloretos polihexametileno guanidina e polihexametileno biguanida no tratamento de esgotos e obtenção de biossólido de aplicação agrícola”.

A patente é sobre um estudo que constata que o uso desses polímeros pode tratar resíduos (lodo e biossólidos) gerados em Estações de Tratamento de Esgoto para melhorar as condições sanitárias e aproveitar os materiais como adubo para a indústria agrícola. O resultado é da dissertação de mestrado de Ewerton Lovo, com orientação do professor Sergio R. Ambrósio (Programa de Pós-Graduação em Ciência da UNIFRAN). A descoberta teve a patente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na forma de PCT.

No processo de tratamento da água com impurezas vindas das residências, os biossólidos encontrados foram analisados e tratados para reaproveitamento. Foi identificado que os dois polímeros têm atividade bactericida muito eficaz, eliminando 100% das bactérias patogênicas.

As sobras, as quais chamamos de biossólidos, de forma geral, são simplesmente descartadas na natureza, o que causa um desequilíbrio ambiental. A partir dessa descoberta, ao invés do descarte, após o tratamento desses resíduos com polímeros, podemos reaproveitá-los e utilizá-los na agricultura como forma de adubo para as plantações”, explica o prof. Márcio Luís de Andrade e Silva, da UNIFRAN. Conheça todos os membros da pesquisa!

UNIFRAN: Cartilha sobre Óleo de Copaíba

Egressa do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde da UNIFRAN, a pesquisadora Mariana Brentini Santiago criou no seu mestrado uma cartilha sobre os tipos e finalidades do Óleo de Copaíba (Copaifera spp.) para fins medicinais. Legal, não é mesmo?

A Copaifera spp. é popularmente reconhecida por outros nomes, como bálsamo-de-copaíba, e a cartilha aponta os benefícios da oleorresina extraída de cada tronco a partir de nove espécies de árvores analisadas – são mais de 96 no mundo; no Brasil há 32 espécies do Norte ao Sul.

Segundo Mariana, as propriedades biológicas ligadas às árvores de copaíba estão em grande maioria associadas ao uso de material balsâmico, que funciona como defesa contra animais, fungos e bactérias. A oleorresina das copaíbas é usada na medicina popular!

“Essa cartilha tem caráter informativo e educativo em relação à copaíba, e foi produzida com o intuito de empoderar e alertar os indivíduos em relação às propriedades biológicas da oleorresina para fins medicinais, seguindo os princípios da promoção da saúde”, analisa.

Mariana foi bolsista da Capes e a cartilha foi avaliada por uma banca na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sendo ainda revisada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – PE). Além disso, teve a orientação da Profa. Dra. Raquel Alves dos Santos (UNIFRAN) e do Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins (UFU). Conheça as especificidades de cada uma das copaíbas analisadas na cartilha e saiba mais sobre o estudo aqui!

Reitora do UDF é nova vice-presidente da CRUB no segmento Particular

No final de setembro, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), única entidade que congrega todos os seguimentos da Educação Superior no Brasil, elegeu a nova Diretoria para gestão 2021-2023. Nele, a Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff foi eleita como vice-presidente do segmento Particular. Muito merecido, não é mesmo?

A eleição da Profa. Beatriz marca a presença de uma Reitora da CSE no CRUB, que atua diretamente no diálogo com os órgãos públicos de educação em nosso país. “É uma honra! Ao compor a vice-presidência no Conselho, represento não somente o UDF e a CSE, mas todos os reitores e reitoras das Instituições de Educação Superior particulares do país. Por isso, pretendo abrir o diálogo com outras entidades de representatividade do segmento para somar nesta gestão”, contou a reitora.

Nossos parabéns à Reitora e desejamos que seja um ciclo de excelência e sucesso.

FSG e Randon: nova parceria traz novidades do mercado aos alunos

No último mês, o Reitor da FSG, Prof. Me. Denis Chidem, junto à Pró-Reitora, Profa. Dra. Karen Guerreiro, e ao coordenador do Projeto de Parcerias da FSG, Prof. Vinícius Colombo, visitou a sede da Randon, mais nova parceira da Instituição, para conhecer o espaço e a equipe de Negócios Digitais da empresa.

O fruto dessa parceria entre a FSG e a Randon, que iniciou em agosto, é o RPA Factory, curso que consiste em trazer uma formação para capacitar e formar os estudantes na automação robótica de processos. Foram oferecidas 10 vagas para alunos da FSG aprenderem a desenvolver e programar robôs, auxiliando na automatização das tarefas repetitivas. “As parcerias entre as instituições de ensino e as empresas da região que já atuam com tecnologia é extremamente importante. Essa troca entre academia e mercado de trabalho dá aos alunos uma capacitação ainda maior para se destacarem na profissão”, afirma o Reitor.

Confira as fotos da visita na galeria!

Curso de Medicina da UNICID fecha importantes parcerias

A UNICID e o M.A.R.C. Institute acabaram de fechar uma grande parceria com a Johnson & Johnson, uma das maiores empresas de desenvolvimento de dispositivos médicos, produtos farmacêuticos e bens de consumo do mundo. A partir de agora a marca é parceira na realização de treinamentos anatomo-cirúrgicos em peças anatômicas da Instituição.

Os treinamentos têm como principal objetivo criar cenários cirúrgicos reais de medicina que possam fornecer percepção de realismo para educação continuada de profissionais da saúde. O primeiro treinamento de cirurgia bariátrica para cirurgiões médicos aconteceu no final de julho.

Este ano, a Instituição fechou também outras diversas parcerias importantes como a Boston Scientific; Smith and Nephew, Zimmer e Implamed. “Essas alianças representam o reconhecimento do nosso laboratório (MARC – UNICID) como um dos mais importantes centros de treinamentos anátomo cirúrgico da América Latina, o qual oferece os instrumentos e as técnicas mais modernas e avançadas para a prática real de procedimentos médicos e odontológicos", afirma o Diretor Acadêmico de Educação Presencial, Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral.

Como você já sabe, o curso de Medicina da UNICID oferece todo o material e instrumental necessário para os estudantes e sempre cria um cenário que proporciona realismo para a sua vivência acadêmica e principalmente profissional, clique aqui e assista ao contéudo especial sobre o curso.

UNIFRAN promove encontro do Projeto Meninas na Ciência

Olha que importante iniciativa! Buscando incentivar a presença das mulheres e meninas na ciência, UNIFRAN, por meio dos quatro Programas de Pós-graduação, realizou no dia 26 de outubro, o Projeto Meninas na Ciência.

A iniciativa tem como objetivo meninas do ensino básico para o Programa PIBIC-EM* e para cursos de graduação da instituição. Quarenta meninas de três escolas do ensino básico de Franca, as quais possuem colaborações com a UNIFRAN, foram guiadas em um tour pelos Programas de Pós-graduação para conhecerem um pouco mais sobre as condições de pesquisa e instalações da universidade.

Além do tour, a programação recebeu, às 15h, a palestrante Gabriella da Silva Mendes, fundadora do “Projeto Meninas na Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”. A doutoranda contou sobre o projeto, que nasceu em meados de 2018, com o objetivo de incentivar meninas que ainda estão em idade escolar a conhecerem várias áreas científicas, quebrando estereótipos e estimulando a reflexão sobre a desigualdade de gênero.

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário de eventos da Fundação em 2019. Desde então, buscamos trazer formas de incentivar a presença das mulheres no mundo acadêmico e desta forma contribuir e até tentar reduzir as disparidades de gênero, ainda mais com essas alunas do ensino básico da região”, destacou a Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi, Reitora da UNIFRAN.

O evento foi encerrado com a explanação do professor da UNIFRAN, Daniel dos Santos, que apresentará o Programa de Bolsas PIBIC-EM. A palestra da Gabrielle, foi transmitida pelo canal do YouTube da Extensão UNIFRAN e você conferir clicando aqui.

CESUCA realiza projeto de Arrecadação de Alimentos

A gente sabe que a pandemia agravou a situação de milhares de famílias e muitas estão com dificuldades de se alimentar adequadamente e acabam passando fome.

Com o objetivo de amenizar essa situação, o CESUCA, em parceria com a ONG de Cachoeirinha "Projeto Ruas do Bem", está arrecadando alimentos não perecíveis.

Que tal contribuir com essa iniciativa? Os alimentos serão arrecadados do dia 3 ao dia 19 de novembro e podem ser deixados no Hall da instituição de segunda à sexta das 8h até às 22h e aos sábados, das 8h até às 15h.

Projeto da FSG combina psicologia, nutrição e fisioterapia para uma vida mais saudável e equilibrada

O Projeto Nutrir com Saúde Mais, uma iniciativa que envolve os cursos de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, visa a prevenção e tratamento no cuidado integral de doenças crônicas, saúde do trabalhador e saúde materno-infantil.

No atendimento é realizada uma avaliação nutricional e entrega de planos alimentares, conforme a necessidade de cada indivíduo. Neste atendimento, o curso de psicologia atua juntamente ao de nutrição, de forma ambulatorial, na compreensão do comportamento e do estilo alimentar dos pacientes, avaliando a necessidade em relação a distúrbios de comportamento alimentar.

Já os atendimentos de fisioterapia são na modalidade de Pilates, com objetivo preventivo e reabilitador.

Além de ter um acompanhamento super completo, o custo é reduzido, sendo cerca de R$ 25,00 por atendimento, podendo ter desconto com pacotes mensais. Mais informações e agendamentos são feitos pelo telefone (54) 3022 8401.

 

UP oferece acolhimento psicológico gratuito para vítimas de violência doméstica

Com o objetivo de acolher pessoas que estejam ou estiveram em situações de violência ou em relacionamentos abusivos, o Centro de Psicologia da UP, que agora oferece plantão on-line de acolhimento, repassando informações e dando suporte psicológico para pessoas em situação de sofrimento e que precisem de ajuda da psicologia para lidar com essas questões. O acolhimento dura cerca de 50 minutos, é on-line, gratuito e supervisionado pela psicóloga e professora Valéria Ghisi. Os atendimentos são de segunda a sexta, nos períodos da manhã, tarde e noite, e aos sábados pela manhã.

Por ser on-line, o plantão de acolhimento tem condições de atender pessoas residentes em qualquer localidade que tenham acesso à internet e a um local com a privacidade necessária para a conversa”, destaca a professora Valéria. Além do acolhimento on-line, o projeto realiza outras atividades, como rodas de conversa, grupos de estudo e acompanhamento psicoterapêutico presencial.

Para se inscrever no plantão de acolhimento é necessário preencher o formulário, informar a disponibilidade de horário para atendimento e aguardar contato da equipe do Projeto VIDORA.

UNICID inicia Banco de Órteses e Dispositivos Auxiliares para ajudar população

Inspirado no Projeto do CESUCA, a UNICID iniciou o Movimento Universitário Circular (MUC), com doações e empréstimo de Órteses e Dispositivos Auxiliares. A ideia é auxiliar e facilitar a doação de diversos materiais ortopédicos que poderão contribuir com a comunidade.

A iniciativa do projeto partiu das alunas Carolina Gonçalves Figueiredo e Eduarda Vianna Madureira do curso de fisioterapia, sob coordenação da professora Celia Debessa, da UNICID e estará aberto para outros estudantes. “É muito importante pensar na junção universidade e comunidade, pois não é todo mundo que consegue comprar um dispositivo e nós como fisioterapeutas sabemos que o Movimento Universitário Circular de Doações e Empréstimos fará total diferença, ajudando quem precisa com responsabilidade social, ” enfatiza a professora Ms.Célia Regina Gazoti Debessa.

Como funciona o Movimento Universitário Circular

Podem ser doadas muletas, bengalas, talas, tipoia, estabilizadores, prótese, cadeiras de rodas, andadores e similares. Para doar esses equipamentos ou adquirir, os interessados devem preencher o formulário ou procurar pela UNICID para realizar todo o processo de avaliação com preenchimento de ficha e termos de doação ou empréstimo.

Os equipamentos doados serão avaliados e separados, armazenados de forma prática e planificados com suas características gerais. Assim que um receptor contatar, serão analisados os aparelhos que estiverem disponíveis, e o beneficiário também passará por uma avaliação para verificarem se o dispositivo é adequado ao aspecto físico e atende as necessidades do indivíduo.

Ficamos muito felizes em ver Projetos de nossas IES servindo de inspiração para outras! Juntos vamos longe! Parabéns pela iniciativa!

CESUCA, FSG e Braz Cubas realizaram ações no Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada mundialmente com o propósito de alertar a população com informações sobre o câncer de mama, incentivando mulheres para a importância de realizar os exames e fazer o acompanhamento médico.

Visando a importância deste mês, o CESUCA realizou uma ação solidária com a arrecadação de lenços, chapéus, toucas, echarpes, turbantes e perucas, até o dia 29 de outubro.

Já a FSG, contou com duas iniciativas internas. O Laboratório Escola de Biomedicina da instituição ofertou  uma ação de Promoção à Saúde com alguns exames durante o mês e, também, um workshop foi organizado pelos alunos do curso de Enfermagem, com a participação dos cursos de Nutrição e Psicologia, no dia 20 de outubro. Cerca de 35 colaboradoras estiveram presentes e participaram da roda de conversa.

Além disso, a FSG também teve ações abertas à comunidade, como foi o caso do Centro de Estética e do Centro Clínico Veterinário, ambos ofereceram ações especiais para alguns procedimentos, mas no caso do Centro Clínico, o foco eram as pets fêmeas. Fofura, né?!

Também focando em saúde, o CESUCA contou com a  ação “saúde do trabalhador”, oferecendo ginástica laboral para colaboradoras dos departamentos administrativos do Campus.

Ações como essas são importantíssimas para conscientizar e reforçar a essencialidade do autocuidado e dos exames de rotina. Parabéns às instituições pelas iniciativas.

CEUNSP participa da Feira de Profissões do Sesi Salto

O Sesi convidou o CEUNSP para levar, na edição 2021 da Feira de Profissões da Escola Sesi de Salto, um pouco dos cursos de graduação oferecidos pela Instituição. E é claro que toparam!

A feira, realizada presencialmente nos dias 9 e 10 de setembro, foi marcada por muita interação entre professores, coordenadores dos cursos e alunos do Ensino Médio.

Os estudantes do Sesi puderam entender um pouco sobre as áreas, disciplinas, profissões e mercado de trabalho. Os coordenadores e professores dos cursos que participaram demonstraram, com toda energia e empatia, uma aproximação e atenção às dúvidas e dificuldades dos estudantes. Com intuito de mostrar que não precisa ser complicada a decisão sobre a escolha de uma profissão.

 “O retorno que o CEUNSP recebe em parcerias como esta realizada com o Sesi não é apenas relativo a novos alunos que certamente receberemos, é o cumprimento de um papel social, de orientação e de apoio vocacional proporcionado”, destaca o Prof. Me. Marcel Fernando Inacio Cardozo, reitor.

Quer conferir? Clique aqui e saiba mais sobre as apresentações dos cursos.

 

Setembro Amarelo: veja as ações de nossas IES e de nossos colégios!

Neste ano, nossos colégios e nossas Instituições se engajaram na campanha nacional Setembro Amarelo para conscientizar colaboradores e alunos sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida. Tudo isso em meio à Covid-19, que vem registrando também prejuízos à nossa saúde mental. Bacana, não é mesmo? Confira um pouco dessas ações superimportantes:

Colégio Alto Padrão
O Colégio construiu o projeto “Por onde anda seu sorriso?”, que trouxe profissionais especializados para estimular o diálogo entre os estudantes, realizou aulas temáticas e decorou a escola com a participação dos alunos, professores e colaboradores.

Mural da autoestima, painel com fotos e varal frases motivadoras compuseram as algumas das atividades artísticas realizadas, e uma foi instigada com a pergunta do projeto. Tudo para ajudar a formar adultos mais empáticos e a desenvolver habilidades socioemocionais. Legal!

Colégio Cruzeiro do Sul
Em defesa da vida, o Colégio desenvolveu outro projeto bem bacana durante setembro, o “Todos pela Vida”, com os alunos do Ensino Fundamental I. A temática foi trabalhada pelos professores com os alunos para abordar os sentimentos, as emoções e as sensações diante da vida, como a tristeza e a alegria, compartilhando experiências comuns.

O projeto terminou com a construção da árvore das emoções, e os alunos e colaboradores foram ao Colégio com uma peça de roupa ou acessório amarelo. Assistiram um trecho do filme Divertida Mente e um vídeo motivacional da Disney e realizaram uma roda de conversa e escreveram um sentimento em uma florzinha para expor no corredor da unidade.

Colégio São Sebastião
O ambiente escolar pode fazer toda diferença na prevenção do suicídio e promoção de apoio emocional a crianças e adolescentes. Por isso o Colégio convidou a psicóloga Gabriela Rocha Malafaia para uma roda de conversa sobre as causas e a prevenção do suicídio.

Voltadas para alunos do 5º ano ao ensino médio, elas abordaram o suicídio, trazendo ainda dinâmicas para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o tema e o desenvolvimento emocional. As ações serão recorrentes para orientar ainda mais estudantes e familiares que necessitam de apoio emocional!

FSG
E na FSG o curso de Enfermagem fez diversas atividades, como verificação de pressão e orientação sobre cuidados de saúde com entrega do laço amarelo, em alusão ao Setembro Amarelo e à Semana de Responsabilidade Social. Foram 80 colaboradores atendidos!

Módulo e FASS
Em Caraguatatuba e São Sebastião, os alunos do curso de Enfemagem realizaram diversas rodas de conversas sobre "Os Sinais de Alerta na Prevenção do Suicídio".

UDF
Durante a Semana de Responsabilidade Social, o UDF promoveu um evento sobre os atendimentos on-line na Psicologia: "4ª onda da Pandemia – Saúde Mental".

UNICID e Cruzeiro do Sul
Já em São Paulo, a pauta foi do Setembro Amarelo foi a atuação do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental de janeiro a janeiro: promoção e prevenção na auto lesão até o comportamento autodestrutivo.

UP
Na UP, foram realizadas diversas palestras e vídeos com o tema do Setembro Amarelo.

CEUNSP
Em Itu e Salto foi promovida uma campanha de valorização da vida, que, ao trazer a temática do suicídio, deve-se falar daqueles que então enlutados diante dessa perda. Também realizaram uma discussão muito importante sobre cultura do cancelamento. 

Fotos

Na Imprensa

Bom Dia Paraíba

Professora do UNIPÊ cria grupo para ajudar alunos durante a pandemia. CONFIRA!

Periscópio

Docente do CEUNSP recebe prêmio internacional de Cinema. CONFIRA!

Bom Dia Rio Grande

Cesuca faz ação solidária para reforçar autoestima de mulheres com câncer de mama. CONFIRA!

TV Terra Viva

Pesquisadores da UNIFRAN e UNICID desenvolvem um estudo que contribuirá para a agricultura e sustentabilidade. CONFIRA!

Tamoio News

Pesquisa Cesta Básica realizada pelo Módulo e FASS é destaque na imprensa. CONFIRA!

Pra Carreiras

Docente do UDF fala sobre o Setembro Amarelo. CONFIRA!

Bem Paraná

Professor da UP elenca cinco motivos para contratar um idoso. CONFIRA!

TV CPP

Docente da UNICID explica como a pandemia influenciou na alfabetização das crianças. CONFIRA!

Em Pauta

Uso dos sistemas eletrônicos de informação

Os equipamentos e sistemas eletrônicos disponibilizados pela Cruzeiro do Sul Educacional possibilitam qualidade e produtividade no desempenho do nosso trabalho.

Mas você sabia que essas ferramentas são patrimônio das nossas Instituições que devem ser usadas consciente e responsavelmente? Pois é!

Para nos orientar, o nosso Código de Conduta feito pela Companhia dá algumas diretrizes. Confira-as ao lado!

:
Fotos

Curiosidades

A Caixinha Tá On com a participação dos nossos Diretores Acadêmicos

Em comemoração ao mês dos professores, o #redecruzeiro preparou uma conversa especial com os nossos Diretores Acadêmicos.

O Prof. Dr. Carlos Fernando Araújo Junior, Diretor Acadêmico de Educação a Distância e o Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral Diretor Acadêmico de Educação Presencial, contaram histórias que o marcaram como docentes, disseram o legado que querem deixar na CSED e ainda deixaram uma mensagem emocionante para os nossos professores.

Esperamos que essa singela homenagem aqueça o coração dos docentes da nossa Companhia e que de certa forma continue inspirando e motivando esses profissionais tão essenciais nas nossas vidas!

Aperte e play e confira agora mesmo o que preparamos!

Reflexão

“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.

Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro.